
Foto: Divulgação
Um episódio com duração de 4:12 segundos entrou para a história das artes marciais misturadas nesta madrugada quando Fedor Emelianenko e Dan Henderson entraram na jaula do Strikeforce perante o público de Chicago, Illinois.
Os combatentes da velha guarda não decepcionaram e partiram para a trocação alucinadamente, com bons golpes conectados de ambas as partes. Em seguida, ficaram no clinche, onde Dan Henderson acertou várias joelhadas no russo.
Mas o melhor estava por vir. Fedor e Henderson voltaram ao centro do hexágono e o Último Imperador caçou o americano que caiu após tomar um knockwon. Naquele momento, a luta parecia perdida pois Emelianenko estava por cima soltando o braço em Henderson.
Parecia… o wrestler escapou da posição e acertou um gancho em Fedor, que ficou sem ação por alguns segundos até receber mais golpes de Henderson, até a interrupção de Herb Dean, árbitro do histórico duelo entre lendas do MMA.
"Tenho sido um grande fã do Fedor" disse o vencedor. "Eu o respeito muito como lutador e o que ele tem feito pelo esporte. Para mim é um grande feito. Como fã dele espero que continue lutando."
Na entrevista pós-luta Fedor falou que a interrupção do árbitro havia sido prematura e que apesar de ter sido claramente atingido ele poderia ter seguido no combate não fosse a determinação de Herb Dean.
A gif a seguir mostra os momentos finais da luta:

Perguntas aos leitores do blog:
1) Após o evento, muito se discutiu acerca dos golpes de Henderson na cabeça [nuca] de Fedor. Teriam sido ilegais?
2) Teria da conspiração: O árbitro do UFC Herb Dean teria parado a luta a mando de Dana White?
3) Dan Henderson deve disputar o cinturão meio-pesado do UFC contra o vencedor do confronto entre Jon Jones e Quinton Jackson?
4) Fedor Emelianenko deve aposentar-se?
Confira tudo o que rolou no Strikeforce "Fedor vs Henderson" em cobertura realizada pelo blog Mano a Mano em tempo real, clicando neste link. Siga o twitter@EduardoCruzMMA para mais informações acerca do SF.