Foto: Fedor e Henderson se encaram na coletiva de imprensa do Strikeforce
Até as derrotas sofridas para Fabrício Werdum e Antonio Pezão, Fedor Emelianenko era considerado o melhor peso pesado de todos os tempos. O russo até então não perdia há vinte e oito lutas e era temido por todos os adversários por sua agressividade e técnica.
Conhecido por sua frieza e capacidade de decidir os combates a qualquer momento, Emelianenko dominou o MMA por uma década com apresentações emblemáticas como nas vitórias sobre Rodrigo Minotauro e Mirko Cro Cop, no Pride, e sobre Tim Sylvia e Andrei Arlovski, no Afflicition, para citar somente algumas.
E de acordo com Scott Coker, dirigente do Strikeforce, o legado do 'Último Imperador’ segue intacto em respeito ao que Fedor representa para o MMA. Coker comentou as derrotas do russo e o que espera da luta de amanhã, contra Dan Henderson.
“O cartel do Fedor sem derrotas no período de mais de dez anos é impressionante. Me leva a pensar se em algum esporte alguém se manteria invicto por dez anos. Para mim, isso diminui o que ele é hoje? [após as derrotas para Werdum e Pazão] Acho que não porque ele ainda é uma lenda do esporte. Derrotas ocorrerão com o Fedor, você sabe como funciona esse negócio.”
“Ele enfrentou alguns caras muito bons. Todos reconhecem que o Fabrício é um excelente mestre de jiu-jitsu e o Pezão é um gigante. Ele lutou com caras que se apresentaram muito bem. Não se pode tirar o mérito dos outros lutadores. Não acho que as derrotas diminuem o legado do Fedor.”
“Acho que ele virá com muita gana e caçará o Dan Henderson no ringue e sei que o Henderson virá em busca do Fedor. Acredito que essa luta acontecerá no centro da jaula desde o round 1. Será uma luta sensacional” finalizou.
Perguntas aos leitores do blog: Vocês concordam com a opinião de Coker a respeito do legado do russo? O que esperam da luta entre Fedor e Henderson?
Siga o blog Mano a Mano no twitter@EduardoCruzMMA